quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DO-DOES +verbos e membros da família =D

E aí meus amores tudo bem? Vamos para mais uma tortura  aula?  So let's go!!

Meus queridos vocês viram o uso do A -AN e agora vamos ver alguns verbos e a utilização do DO e DON'T ok? 


Olha aí a listinha:

 To Like- To Know- To Eat e  To Drink.

 To Like- Verbo utilizado para falar de gostar ou parecer com alguém, vejamos:

I like you : Eu gosto de você.
I am like you: Eu sou como você (me pareço com você)
I like my father: Eu gosto do meu pai.
I like my mother: Eu gosto da minha mãe.
I am like my father: Eu me pareço com meu pai. (eu sou como meu pai)
I am like my mother: Eu me pareço com minha mãe.(eu sou como a minha mãe)


Vocês viram? O verbo to be que vocês aprenderam + like+ o complemento. 

Por que se você gosta de alguma coisa você tem que gostar de algo ok? Não esqueça de escrever a frase completinha.

Por enquanto tá fácil não é pois são só afirmações...

Verbo to Know: Saber ou Conhecer.

O know você utiliza para expressar que você  sabe fazer algo ou que você conhece alguém. Olha aí:

I know speak english : eu sei falar inglês (speak é o verbo falar)
I know your sister: eu conheço a sua irmã.
I know play the guitar: eu sei tocar guitarra. (play é o verbo tocar ou jogar)
I know your teacher: eu conheço seu professor:
I know your son: eu conheço seu filho. (menino)
I know your daugther : E conheço a sua filha (menina)

Tudo Ok? Vamos continuar! Tá divertido!

O verbo  to eat  é o que você utiliza todo dia, você acorda, escova os dentes... eat something. Você come!

I eat every day : Eu como todo dia igual leão.
I eat bread and hamburguer: eu como pão com hambúrguer.
I eat rice and beans: Eu como arroz e feijão. (and significa "e")
I eat pasta : eu como macarrão.
I eat japanese food : Eu como comida japonesa. (food significa comida)
I eat italian food: Eu como comida italiana.

E o último mas não menos importante: To drink! To drink significa beber!

I drink soda: Eu bebo refrigerante. ( simmm lá refrigerante é soda, se pronuncia sôda)
I drink vodka: Eu bebo vodka sou cachaceiro.
I drink coffee and milk every day: Eu bebo café com leite todo dia (every day é todo dia)
I drink juice at lunch : eu bebo suco no almoço.
I drink water all day long: Eu bebo água o dia todo. (all day long é o dia todo)

Até aí tá perfeito? Então vamos dificultar heheheheheheheh

Eu posso utilizar 2 verbos na mesma frase! Olha como fica bonitinho!

I like to eat: eu gosto de comer.

I like to eat rice and beans: Eu gosto de comer arroz com feijão. (Quando se usa verbo to be você só põe o to no segundo verbo tá bom?)

I like to drink vodka and  soda: Eu gosto de beber vodka e refrigerante.

I like to play the guitar: Eu gosto de tocar guitarra.
I like to play soccer: Eu gosto de jogar futebol.


Ok? Dá para juntar verbos e especificar melhor a sua frase =D

Pessoal agora vamos falar do DO.

Vocês viram como é fácil? Nós falamos apenas de afirmações mas como que eu faço para falar que eu não como comida japonesa? Que eu não bebo vodka pouco?  como eu vou perguntar para alguém se essa pessoa bebe vodka? Precisamos utilizar o DO E Don't.

Do tem 2 significados: ele pode ser usado como auxiliar ou como fazer.

Por exemplo:

I do my homework : eu faço minha lição de casa.

Mas esse ainda não irei explicar pois iremos aprendê-lo como auxiliar antes ok?

I like to eat: Eu gosto de comer
I don't like to eat: eu não gosto de comer. ( don't é a forma contraída de DO NOT)
Do I like to eat? Eu gosto de comer?

Viram? No caso de don't você apenas coloca o Don't após o sujeito I.
No caso de perguntar você apenar coloca o Do na frente da frase e acrescenta interrogação.

You drink juice: Você bebe suco.
You don't drink juice: você não bebe suco.
Do you drink juice? : Você bebe suco?

Muito fácil não?

No caso de HE-SHE -IT o DO não pode ser utilizado, você que modificar pelo DOES e o verbo tem que ter um "s" acrescentado na forma afirmativa do primeiro verbo.

She likes to drink: Ela gosta de beber. ( acrescente "s" no primeiro verbo)
He drinks juice : Ele bebe suco. ( acrescente "s" no verbo)
It works : isto funciona ( o objeto funciona, acrescente "s" no verbo  to work)

Vejamos a fosma negativa:

She doesn't like to drink ( não acrescente "s" no verbo pois isso só é feito na forma afirmativa) Doesn't é a forma contraída de DOES NOT.

He doesn't drink juice: Ele não bebe suco (somente acrescente o doesn't)

It doesn't work: Isto não funciona ( somente acrescente doesn't)

Vejamos a forma interrogativa:

Does she like to drink? : Ela gosta de beber? ( Não acrescente o "s" no verbo, coloque apenas o doesn't no início da frase).

Does He drink juice? : Ele bebe suco? ( somente acrescente doesn't no início da frase)

Does it work? : Isto funciona? ( Acrescente does no início da frase).

Tá facinho agora não é?

Então vamos fazer uma frase maior?

Vamos utilizar algumas frutas para incrementar a nossa frase:

Strawberry - Morangos  -     I like to drink strawberry juice.
                                             Eu gosto de beber suco de morango.

Banana-        Banana      -    You  like to drink Banana Juice.
                                             Você gosta de beber suco de babana.

Pineapple-   Abacaxi.    -     He  likes to drink pineapple juice.
                                            Ele gosta de  beber suco de abacaxi.

Apple-         Maçã.         -    She likes to drink apple juice.
                                            Ela gosta de beber suco de maçã.

Papaya-       Mamão.     -     We like to drink papaya juice.
                                             Nós gostamos de beber suco de mamão.

Melon-        Melão.        -   They like to drink melon juice.
                                            Eles/Elas gostam de beber suco de melão.

Vamos negar?               I don't like to drink strawberry juice.
                                     Eu não gosto de beber suco de morango.

                                    You don't like to drink banana juice. 
                                    Você não gosta beber suco de banana.

                                    He doesn't like to drink pineapple juice. 
                                    Ele não gosta de beber suco de abacaxi.

                                    She doesn't like to drink  apple juice.
                                    Ela não gosta de beber suco de maçã.

                                    We don't like to drink papaya juice. 
                                    Nós não gostamos de beber suco de mamão.

                                     They don't like to drink melon juice.
                                     Eles não gostam de beber suco de melão.


Vamos Perguntar?             Do I like  to drink strawberry juice?
                                         Eu gosto de beber suco de morango?

                                         Dou you like to drink banana juice? 
                                        Você gosta de beber suco de banana?

                                         Does he like to drink pineapple juice? 
                                         Ele gosta de beber suco de abacaxi?

                                         Does she like to drink apple juice?
                                         Ela gosta de beber suco de mamão?

                                         Do we like to drink papaya juice?
                                        Nós gostamos de beber suco de mamão?

                                         Do they like to drink melon juice? 
                                         Eles/Elas gostam de beber suco de melão?


Vocabulário:

Vamos relembrar as palavras que aprendermos hoje...

 Verbos:

To like: gostar/ parecer com alguém.
To know: conhecer ou saber fazer alguma coisa.
To eat: comer
To drink: beber.
To play: Jogar ou tocar algum instrumento.

Expressions:

Every day: Todo dia
All day long: o dia inteiro.
Always: sempre
Never: nunca.

Membros da família:

Father- pai
Mother-Mãe
Grandfather: avô
Grandmother: avó
Son: filho
Daughter: filha
Sister: irmã
Brother irmão.
Cousin: primo ou prima.
Uncle: tio
aunt: tia.
Child: criança menino ou menina.
Children: plural de criança ou filhos, meninos ou meninas.

Mas e se for a família do meu marido/esposa? é Simples!!! é só acrescentar IN-LAW nos nomes!

Olha só:

Mother-in-law: sogra
father-in-law: sogro
sister-in-law: cunhada
brother-in-law: cunhado
cousin in law: primo do seu marido/esposa.
aunt-in-law: tia do seu marido/esposa.
Uncle-in-law: tio do seu marido/esposa.


Certoooo? No próximo post eu irei  falar sobre posse ok? Vamos aprender possessive and genitive case! 

Espero por vocês amores!!! Abraços!



Teacher Rose.



                                       















5 comentários:

Unknown disse...

easyyy haha (:

Luan disse...

da pra ter uma noção ja gostei do blog rs

Léia disse...

Passei por aqui hein...
Very good, remember..
Bjoss

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Rose, como vai?

Passei para desejar uma ótima semana da Pátria.

Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

http://www.marquecomx.com.br/

Educadora, convido você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Você será muito bem recebida em nossa família de Multiplicadores, para saber mais, deixo o link:

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Antoni - Santos/SP disse...

Gostei da explicação!


Parabéns!

Postar um comentário

Escreva para mim! =P

 
;